Uma nova pesquisa sobre a estimativa do tamanho da população, para avaliar o progresso na conservação de micos-leões-dourados ameaçados de extinção, foi divulgada no dia 05/06.
Ela nos traz um dado bem interessante: da atual população de micos-leões-dourados vivendo em natureza, 34% são descendentes de animais nascidos sob cuidados humanos (programa internacional de manejo cooperativo que envolve 150 zoológicos e aquários do mundo inteiro) e reintroduzidos na natureza em seu habitat.
Isso é CONSERVAÇÃO! Um dos pilares dos Zoológicos e Aquários modernos.
O relatório aponta que em 2014 estimava-se que havia aproximadamente 3.700 micos-leões-dourados em 41.400 hectares de Mata Atlântica. Destes, 59% são de populações selvagens remanescentes, 34% são os descendentes de animais reintroduzidos e 7% são descendentes de grupos selvagens translocados.
A pesquisa ressalta ainda que este trabalho com a conservação dos micos-leões-dourados têm sido bem sucedido, porém estas populações de micos ainda não estão adequadamente conectadas e protegidas, por isso o trabalho continua.
Este importante artigo foi feito em colaboração com a Associação Mico-leão-dourado e a ONG Save the Gold Lion Tamarin.
Confira o artigo completo em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0216664&fbclid=IwAR2bnVxKfI6ePWdnFqebGsRuuiWo6jQ4uH83ZZwj7ZRubIsCoAe2sNLReJc